A grande diferença entre os aplicativos Office 2003 e Office 2007 é, logo de início, a interface.
Nos últimos dois posts, coloquei as figuras com as telas do Excel 2003 e Excel 2007. É possível ampliar as figuras clicando sobre elas.
No Excel 2003, a configuração da tela é baseada nas barras de menu e de ferramentas. Dessa forma todos os comandos são encontrados através de botões ou opções de menus. O que, podemos concordar com isso, é redundante. O grande problema é que todos usuáros estão acostumados com essa configuração.
No Excel 2007, temos o sitema de Guias e grupos de comandos dentro delas. Para utilizar um comando é necessário saber em qual guia ele se encontra. Isso atrapalha quem já está acostumado com as barras de ferramentas e menus, sente a diferença.
Vejamos um exemplo. Para gravar uma macro no Excel 2003 usando o menu, clica-se no menu ferramentas --> macro --> gravar nova macro.
Já no 2007 é necessário clicar na Guia Exibição (o que é que tem haver com macros? Nada!) --> macros --> gravar nova macro.
Aparetemente muito fácil. Não dá pra reclamar. Porém, tente gravar o arquivo e você receberá um aviso do tipo: "Os recursos a seguir não podem ser salvos em pastas de trabalho sem macro."
Se você responder sim e fechar o arquivo, da próxima vez que abrí-lo cadê a macro?
Todo o arquivo que tiver, deve ser gravado como pasta de trabalho de macro.
Eita novidade chata, hem?
A Tecnologia da Informação e da Comunicação, ou Informática, se tornou uma ciência chave para a nossa rotina diária. No momento atual, não conhecer a utilização do microcomputador e dos principais programas pode fazer com que as empresas e as pessoas percam oportunidades de produzir mais e melhor. Estamos oferecendo um serviço personalizado, diretamente no seu local de trabalho, de treinamento para os principais aplicativos do mercado.