domingo, 8 de setembro de 2013

A MICROSOFT E O VISUAL BASIC PARA O APLICATIVO

As primeiras versões dos aplicativos de edição de texto e de planilha eletrônica traziam atalhos de teclado denominados de macros para facilitar a execução de comandos como salvar, colocar sinais ortográficos e muito mais.
Aos poucos essas macros foram ficando mais elaboradas, deixando de ser apenas atalhos e permitindo que os próprios usuários gravassem as ações realizadas no software e depois as utilizassem para evitar uma sequência de comandos mais extensa.
A Microsoft começou a dominar esse mercado de aplicativos com o Word, Excel e PowerPoint e aos poucos foi desenvolvendo o gravador de macros para usuários mais avançados.
Com o sucesso do Excel, a Microsoft basicamente implementou a linguagem Basic como uma solução para desenvolvedores de planilhas de cálculo.
O VBA para o Office (Excel, Word, PowerPoint, ...) também se tornou um sucesso e tem sido mantido mesmo com as novas versões do pacote.
Existe o risco de que o VBA seja descontinuado em uma determinada versão do Ms-Office, isso inclusive já ocorreu com a linguagem de scripts que era ofertada até o Office 97, porém os usuários desse recurso provavelmente não serão prejudicados, pois normalmente o VBA na realidade seria substituído por alguma outra linguagem que aceitaria os códigos desenvolvidos no Visual Basic.

Nenhum comentário:

Postar um comentário