Vejam!
Outro dia eu estava ministrando um curso de Excel Avançado e na primeira aula inventei de fazer um cálculo muito simples.
Sabendo o preço unitário do produto (célula B4), a quantidade do pedido (célula C4) e o desconto (célula D4), pedi para os participantes calcularem na célula E4 o faturamento do produto com desconto.
O interessante é que de 10 participantes, apenas 1 conseguiu fazer o cálculo.
Observem que a fórmula que eu poderia escrever em E4 poderia ser definida de duas maneiras:
=B4*C4-B4*C4*D4
Ou seja, faturamento é igual a preço unitário vezes quantidade do pedido menos o desconto sobre o pedido.
A outra forma seria:
=B4*C4*(1-D4)
O que deixou 9 participantes atordoados.
Pessoal! O Excel é uma planilha de cálculo como é também o Calc do BrOffice, a spreadsheet do Google Docs. Então todos esses aplicativos utilizam a velha e boa Matemática.
Então se você colocar em evidência o produto B4*C4 na primeira expressão, você vai obter a segunda expressão.
Observem!
=B4*C4-B4*C4*D4 - colocando B4*C4 em evidência - =B4*C4*(1-D4)
Conclusão!
NÃO É POSSÍVEL UTILIZAR UMA PLANILHA DE CÁLCULO DE FORMA DECENTE SE NÃO EXISTIR UM CONHECIMENTO MÍNIMO DE MATEMÁTICA! NÃO É VERDADE?
A Tecnologia da Informação e da Comunicação, ou Informática, se tornou uma ciência chave para a nossa rotina diária. No momento atual, não conhecer a utilização do microcomputador e dos principais programas pode fazer com que as empresas e as pessoas percam oportunidades de produzir mais e melhor. Estamos oferecendo um serviço personalizado, diretamente no seu local de trabalho, de treinamento para os principais aplicativos do mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário